O Uso Ritual da Ayahuasca [The Ritual Use of Ayahuasca], Beatriz Caiuby Labate and Wladimyr Sena Araújo (eds).


Editora Mercado de Letras, Campinas/SP
Tel: (19) 3241 7514 (Apoio FAPESP)

Formato: 16 X 23 cm, ilustrado 736 pp.
Segunda edição revista e ampliada: 2004 [1ª Ed.: 2002]
Preço: R$ 105,00 (+ transporte)

Para a segunda edição deste livro, foi dedicada atenção especial à revisão das traduções dos originais em espanhol e em inglês. Foram acrescentadas notas do tradutor e traduzidas algumas notas de rodapé que antes apareciam no idioma original. A revisão das traduções contou com o apoio de especialistas e colaboradores, os quais agradecemos. Os demais artigos foram igualmente revistos, cuidadosamente. Também foi realizada uma nova padronização bibliográfica e terminológica em todos os artigos da obra.

Como a produção do livro demorou, no total, cinco anos – entre a entrega dos primeiros artigos, por ocasião do Primeiro Congresso Sobre o Uso Ritual da Ayahuasca (I CURA, 1997, Unicamp) e a publicação da primeira edição (2002) – alguns aspectos de determinados artigos estavam desatualizados, como a própria biografia dos autores. Oferecemos a eles a oportunidade de preencher estas lacunas agora. Foram, assim, aperfeiçoados trechos pontuais, acrescentadas referências bibliográficas e, por vezes, parágrafos e notas de rodapé.

Alguns autores orientaram a revisão de seus textos a partir da leitura crítica que receberam; nós procuramos incorporar pequenos ajustes levando em conta resenhas publicadas sobre o livro.

Além disso, e mais importante, a segunda edição conta com um novo artigo: “Matrizes maranhenses do Santo Daime”, que é acompanhado também por novas fotos e diagramas. Este artigo, escrito em parceria por Beatriz Labate e Gustavo Pacheco, contém dados inéditos sobre a vida de Raimundo Irineu Serra, fundador de uma das religiões brasileiras ayahuasqueiras, o Santo Daime. A sua inclusão implicou em adaptações na introdução, na re-organização das seções da segunda parte e na rediagramação do livro em seu conjunto.

Todo este processo durou um ano e meio. Somos especialmente gratos a Editora Mercado de Letras por ter-nos permitido viabilizá-lo.

É com satisfação, portanto, que apresentamos esta segunda edição. Boa Leitura!

Os Organizadores

Outubro de 2003