Ocorrerá na próxima terça-feira na capital paulista a “2a Reunião Preparatória sobre a posição do Brasil frente à política mundial de drogas”. O encontro é promovido pela ONG carioca Psicotropicus em parceria com a Rede Brasileira de Redução de Danos (REDUC), e conta com o apoio da Foundation Open Society Institute (Fundação Instituto Sociedade Aberta), instituição liderada por George Soros, nos Estados Unidos.

Participarão cerca de 30 entidades estratégicas, entre eles representantes do movimento de redução de danos, HIV, Direitos Humanos, Saúde Mental, pesquisadores acadêmicos (entre eles, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – NEIP), parlamentares e organizações governamentais.

O objetivo é elaborar um documento que sintetize a posição da sociedade civil brasileira sobre a política internacional de drogas, que será apresentado na 52a reunião da Comissão sobre Entorpecentes (CND) da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em março de 2009, em Viena. Este encontro será precedido de uma reunião ministerial de dois dias que acordará a estrutura para a próxima fase da política de drogas da ONU.

O documento, que tem caráter político, pretende estabelecer uma crítica à atual política de guerra às drogas e seus resultados perversos, incentivando o papel do conhecimento científico nos debates sobre as políticas de drogas – geralmente pautados exclusivamente por uma visão biologizante, moralista e repressiva –, bem como atentar para a necessidade de defesa dos direitos humanos das pessoas que usam drogas e das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

A reunião será filmada e transmitida ao vivo pela internet através do link
http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/TvWeb?vgnextoid=4723a1ac72eb8110VgnVCM100000600014acRCRD; “Plenário D. Pedro I”.

Data:16 de dezembro, terça-feira, das 10:00hs às 13:00hs.

Acompanhe! Assista! Divulgue!

Comments are closed.