As inscrições para o curso “Drogas: perspectivas em ciências humanas”, promovido pelo Departamento de Antropologia da USP e pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), abrem amanhã, quinta-feira (dia 21/09) e vão até terça-feira (dia 23/09).

O curso, composto por 10 aulas (que ocorerrão entre outubro, novembro e dezembro) pretende dar uma contribuição a partir das ciências humanas para a compreensão do fenômeno das “drogas”, cujo cenário geralmente é ocupado sobretudo por profissionais da área de saúde.

Serão abordados temas como a história das drogas, o uso religioso ou festivo de substâncias tradicionais como a ayahuasca, o caium, o tabaco, o pariká e o kambô; o uso secular ou não-religioso de substâncias lícitas (álcool, tabaco, café, etc.) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy, etc.), as políticas de redução de danos, o narcotráfico, os discursos médicos sobre as “drogas” e a dependência química, a produção laboratorial de fármacos, a constituição do lícito e do ilícito e assim por diante.

O curso incluirá, ainda, um debate sobre o proibicionismo e a nova legislação antidrogas, atividade aberta ao público em geral. Ocorrerá dia 21 de novembro, das 19:30hs às 22:30hs, no prédio das Ciências Sociais da USP.

O curso é gratuito e as vagas são limitadas. É aberto a comunidade, não sendo necessário ser da USP ou ter cursado alguma faculdade.

Clique aqui para mais informações.

Inscreva-se!

Comments are closed.