Goulart, Sandra Lucia. Contrastes e continuidades em uma tradição Amazônica: as regiões da Ayahuasca. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Unicamp, 2004.

Resumo:
A presente tese enfoca a comparação entre religiões distintas de uma mesma tradição, identificadas aqui como cultos ayahuasqueiros,por se caracterizam pela utilizaçãoritual da bebida psicoativa ayahuasca,denominada Daime ou Vegetal nos casos pesquisados. Esta tradição é dividida em linhas,segmentos, centros,núcleos e igrejas. Trata-se de três grandes linhas (Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal), com suas várias fragmentações internas. A perspectivacomparativa tem como objetivo captar os contrastes e as semelhanças entre os diferentes grupos da mencionada tradição, procurando esclarecer, simultaneamente,como ela se constrói e se tranforma através de um constante jogo de oposições, acusações e alianças entre esses grupos. Por isso, privilegiamos, na tese, a análise de eventos de crise e conflitos que envolvem os adeptos das três linhas religiosas enfocadas.

Clique aqui para acessar a tese (o site pede que se indique o nome do usuário e senha antes de fazer o download, funciona bem).

Comments are closed.