Página 20, 20 de Outubro de 2009 E-mail
Lyslane Mendes – lysmendes@pagina20.com.br   
 
Maanain Amazônia leva turistas para oitava edição do festival Yawa6-201009.jpg

A Maanain Amazônia encerra nesta quarta-feira as inscrições para o 8º festival Yawa, na aldeia Nova Esperança, em Tarauacá. O encontro  trata da celebração da cultura indígena para o resgate e o fortalecimento do povo Yawanawá, que este ato tem como tema “A Celebração da Vida na Floresta”. O festival acontece  de 25 a 30 deste mês e conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.Cerca de 700 índios de diversas etnias participam da festa, que pela primeira vez estará aberto a turistas brasileiros e estrangeiros. Diversas  autoridades e convidados também prestigiam o evento, que acontece na terra Indígena do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul.Segundo o turismólogo da Maanain Amazônia, o  evento celebra a conquista da terra e retrata a cultura Yawa através de cantos, danças, manifestações espirituais e outras manifestações culturais. Além disso, existe a preocupação do grupo em mostrar aos turistas a cultura indígena de forma sustentável, sem interferir na tradição e costumes do lugar.“Este ano estamos apresentando o festival para três operadores de turismo, de outros estados e um deles é da Europa, o que significa dizer que são pessoas que podem futuramente trazer turistas para o Acre. Além disso, vamos promover um turismo onde o impacto cultural não prejudique a cultura original dos Yawanawás”, declara.
O festival dura seis dias e segue com os mais diferentes tipos de danças e provas de resistência.A saída está marcada para o dia 24 de outubro por um trajeto de avião até Cruzeiro do Sul, antes o amanhecer o grupo segue por transporte terrestre até o porto do rio Gregório, de onde os visitantes iniciarão uma viagem de 8 horas de barco até a Aldeia onde acontece a festa.Esse é o terceiro ano que a Maanain Amazônia, comercializa o roteiro e entre os visitantes conta com a participação de jornalista da revista Aventura & Ação, uma equipe da TV Record que gravará cenas do festival para o programa Câmera Record e também um representante da Revista Rolling Stones que além da matéria também usará a experiencia para escrever um livro sobre os  Yawanawás.

O Festival Yawa é realizado desde 2002 como uma necessidade do povo Yawanawá de resgatar as histórias, costumes, tradições e cultura, abandonados após dezenas de anos de colonização.

Comments are closed.