Flaviano Schneider: Texto e fotos

escrito especialmente para o site bialabate.net

A Vila Céu do Mapiá é hoje o maior centro daimista do Brasil e fica situada dentro da Floresta Nacional do Purus, uma unidade de conservação administrada pelo IBAMA. No dia 7 de janeiro a comunidade fez uma grande festa para comemorar os 60 anos de seu líder maior, padrinho Alfredo Gregório de Melo. Visitantes europeus, norte-americanos, sul-americanos, asiáticos e brasileiros de vários estados, além de ribeirinhos puruenses e acrianos, vieram cantar os parabéns ao herdeiro espiritual do padrinho Sebastião Mota de Melo.

No dia da festa foi cantado o Hinário do Padrinho Sebastião, conhecido como “O Justiceiro” em cerimônia que durou desde a manhã até as 11h da noite. A Igreja, em formato de estrela, finamente ornamentada, chegou à tarde a contar com cerca de 600 pessoas bailando e cantando. Exímios músicos embelezaram a festa com seus instrumentos, entre eles violões, acordeões, charango, bandolim, flauta, etc. Foi uma festa inesquecível para um homem admirável e simples que a todos encanta com sua sabedoria e recebeu as homenagens de centenas de pessoas, entre elas a mãe, Madrinha Rita, dos irmãos, parentes, amigos, admiradores e daimistas de diversas procedências.

No dia do aniversário aconteceu a passagem de um dos mais estimados companheiros do padrinho Sebastião, desde os tempos da Colônia Cinco Mil. Trata-se de Paulo Carneiro da Silva, conhecido por todos como Paulim. Ele já estava adoentado há alguns meses. Homem trabalhador, durante muitos anos foi o responsável pela produção de farinha para toda a comunidade, além de ter sido um ótimo agricultor. Faleceu num dia de festa e a saudade de sua ausência física foi suplantada pela alegria dos que ficaram. O dia de seu renascimento no mundo espiritual será sempre lembrado como um dia de festa e alegria na Terra.

Encontro Mundial de Igrejas

Neste início de 2010 também está acontecendo o Encontro Mundial das igrejas daimistas que tem como patrono o padrinho Sebastião. Desde o trabalho iniciado na Colônia Cinco Mil em Rio Branco na década de 1960 até hoje o trabalho frutificou e está presente em quase todos os estados do Brasil, além de países da Europa, das Américas, Ásia e Oceania.

Com o crescimento a organização ficou complexa. A administração do padrinho Alfredo abrange a vila Céu do Mapiá, Igrejas no Brasil e Exterior, o Instituto de Desenvolvimento Ambiental (Ida-Cefluris), a Vila Ecológica no seringal Estorrões no vale do Juruá, além da direção-geral da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, patrono Sebastião Mota de Melo.

A programação dos festivais do fim do ano no Céu do Mapiá cujo ponto culminante é o aniversário do padrinho Alfredo sempre atrai muitos visitantes e anima a vila, tanto do ponto de vista espiritual, pois são muitos os trabalhos realizados, quanto do material, Já que a visitação produz renda para barqueiros, comerciantes, prestadores de serviços, hospedeiros.

Na programação do encontro mundial, a boa novidade é que finalmente está surgindo a forma legal de exportar o Daime para as igrejas do Exterior. A igreja americana do Daime em Ashland, Estado do Oregon, obteve permissão legal para utilizar o Daime em seus trabalhos e agora espera apenas a definição das autoridades brasileiras e estadunidenses sobre a forma legal de importação exportação do produto. A notícia foi dada pelo líder da igreja, Jonathan Goldman, acupunturista e professor de cura espiritual. Ele conheceu o padrinho Sebastião em 1989 e conta que a partir daí sua vida mudou, acabando por se tornar um dos líderes norte-americanos do Santo Daime. De outros países, como o México, também vem notícias positivas com a permissão de importar a bebida com o nome de Ayahuasca.  

Padrinho Alfredo constrói nova igreja

O Padrinho Alfredo começa 2010 com agenda cheia. Logo em janeiro já está com viagem marcada para a Vila Ecológica dos Estorrões, no Vale do Juruá. Sua grande meta agora é construir o novo templo. Se o atual já é imponente com seu formato de estrela, com capacidade para 600 pessoas bailando, o novo será ainda maior com aumento do espaço o que possibilitará que mais de mil pessoas bailem no salão. Durante os festejos ele pediu a união da irmandade em torno da conclusão do projeto do novo salão.

O padrinho Alfredo agradeceu a presença de todos que compareceram ao Céu do Mapiá para os festejos desde o Hinário da Virgem da Conceição, nos dias 7 e 8 de dezembro e deu uma mensagem espiritual e ecológica. Para ele, o encontro possibilitou a integração espiritual e material dos projetos, das atitudes, das metas e tudo somou muito positivo. “Espero que na continuação isso vá se reproduzir muito mais pelo bom andamento que cada membro, cada pessoa, recebeu nesse tempo juntos, nesse tempo comunitário, também religioso. Passamos muito tempo ligados em nossa melhora espiritual, pelo conhecimento da vida, pelo conhecimento da ilusão, pelo conhecimento de todas as coisas que necessitamos fazer imediatamente para contribuir para o bom andamento e conservação do que nos resta de nossa força vital, da nossa natureza. Então, ecologicamente também a nossa comunidade é uma grande escola, nacional e internacional, porque muitas pessoas estão aqui também buscando recursos de ensinamentos e de melhoramentos para o nosso planeta e com certeza todos sairão daqui com bastante conteúdo para examinar, para meditar, para observar” disse.abia1abia2abia3abia4abia

Comments are closed.