Oliveira, Zerivan de. Raimundo Irineu Serra – Mestre Império Juramidam. Tupynamquim Editora, Fortaleza, 2006.

Apresentação:

“Este trabalho é uma tentativa de recontar a história do maranhense Raimundo Irineu Serra (1890-1971), Mestre fundador da Doutrina do Santo Daime, religião que floresceu na Amazônia a partir da década de trinta e que hoje têm se expandido por diversas partes do mundo.

É também uma maneira que o autor encontrou de agradecer a este Mestre Espiritual pelos ensinamentos que deixou e que tanto tem ajudado a muitas pessoas encontrarem a cura de suas doenças materiais e espirituais e a conhecerem os mistérios, segredos e encantos guradados dentro dessa bebida milenar que os povos ameríndios chamam de Ayahuasca e que ele re-batizou de Santo Daime.

O livreto possui cem estofres, compostas em septilhas seguindo o modelo formal de composição do cordel e narra a trajetória do Mestre Irineu desde sua saída do Maranhão até a sua passagem em 1971, passando pelos vários momentos importantes de sua vida e do seu contato com a bebida sagrada, atravessando quase cem anos de história.

O texto que ora apresento é fruto de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas com vários membros da Doutrina do Santo Daime.

A todos uma boa leitura.”

Zerivan de Oliveira é natural da cidade de Cedro, Ceará. Tem 33 anos, é casado e tem uma filha. É bacharel em sociologia, mestre em literatura e doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Descende de uma linhagem de poetas populares que reomnta ao século passado, filho e neto de cordelistas.

Premiado em vários concursos de poesia, já publicou: Chico Science: o homem caranguejo; O Enangelho em Cordel; além de artigos sobre a temática do cordel (objeto de sua dissertação de mestrado) em livros sobre o assunto. Atualmente é professor de literatura da Universidade Estadual do Ceará e desenvolve pesquisa sobre os hinos do Santo Daime.

Para entrar em contato com Zerivan: zerivan31@yahoo.com.br

Comments are closed.