Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Período: maio a junho de 2007

Data e horário: segundas feiras, das 19às 21:30

Participantes:

Alberto Groisman (professor adjunto do Departamento de Antropologia da UFSC)

Marcelo Mercante (doutor em Ciências Humanas pela Saybrook Graduate School and Research Center, San Francisco, California)

Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (doutorando no PPGAS/UFSC)

Isabel Santana de Rose (doutoranda no PPGAS/UFSC)

Proposta:

O presente curso de extensão tem o objetivo de introduzir a discussão sobre cultura, uso de psicoativos e consciência, destacando a relevância desta temática no contexto da sociedade contemporânea.

As substâncias psicoativas foram largamente utilizadas de diversas maneiras por muitos povos ao longo de toda a história da humanidade. Além disso, pode-se dizer que praticamente todas as culturas têm alguma forma de produzir estados modificados de consciência, que podem ou não passar pelo uso de psicoativos. A produção destes estados pode ter diferentes finalidades, sejam espirituais e/ou de transcendência, terapêuticas, lúdicas, estéticas, dentre outras.

Na sociedade contemporânea tanto as substâncias psicoativas quanto os estados modificados de consciência ocupam um espaço ambíguo. Por um lado, são muito presentes e difundidos. Por outro, ocorre uma repressão, principalmente por parte do Estado. O chamado “proibicionismo” apresenta principalmente dois aspectos: a proibição do uso das substâncias propriamente ditas e a proibição do debate sobre o tema. A Universidade em geral apresenta uma postura “absenteísta” com relação a esta temática, que é pouco discutida, principalmente tendo em vista a sua relevância no contexto atual. Neste sentindo, é fundamental trazer a temática para discussão, ocupando um lugar de fala e possibilitando a legitimação deste debate.

Dinâmica:

O curso será ministrado em três módulos e terá a duração de 12 semanas, sendo 04 aulas por módulo. Ao longo dos módulos estão previstas a realização de palestras, exibição de vídeos relativos ao tema do curso e uma mesa redonda de encerramento.

– Módulo1: substâncias psicoativas, plantas e estados de consciência

– Módulo 2: experiência, saúde, estética e estados de consciência

– Módulo 3: cultura e uso de psicoativos na sociedade contemporânea

Informações e inscrições pelo email: cultura_psicoativos@cfh.ufsc.br

Comments are closed.