Curso de Difusão Cultural de 30h aberto a comunidade

PERÍODO: de 03 de outubro a 05 de dezembro de 2006, às terças-feiras, das 19h30 às 22h30.
HORÁRIO e LOCAL: Prédio de Ciências Sociais – FFLCH – USP – São Paulo (SP).

OBJETIVOS:
· Fomentar uma compreensão multidisciplinar da questão das “drogas”, ressaltando a relevância da abordagem das ciências humanas.
· Sistematizar e difundir conhecimentos acadêmicos sobre os múltiplos significados históricos e culturais associados às “drogas”.
· Analisar problemas contemporâneos referentes às “drogas” e seus usos, tanto no contexto das sociedades “tradicionais” quanto no meio urbano.
· Incentivar o intercâmbio entre a pesquisa acadêmica sobre as “drogas” no campo das ciências humanas e os profissionais de saúde, educação, direito e outros.
· Fornecer subsídios para o debate atual em torno das alternativas de políticas públicas relacionadas às “drogas”.

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Júlio Assis Simões (FFLCH /USP)

PROMOÇÃO: Departamento de Antropologia (FFLCH/USP)

CO-PROMOÇÃO: Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP)

APOIO: Alto das Estrelas

INSCRIÇÃO: matrícula de 21 a 26/09/06, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, sala 126, setor Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SCE . As inscrições devem ser feitas pessoalmente de 2ª a 6ª feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30. O curso tem 70 vagas e é gratuito. A matrícula será preenchida por ordem de chegada.

Mais informações: tel: (11) 3091-4645 ou http://www.fflch.usp.br/bem-vindo/index.html, clicar na barra de cima “Cultura e Extensão”, é o primeiro curso, “Antropologia – Drogas: Perspectivas em Ciências Humanas” (aí também está disponível o programa completo do curso).

MESA REDONDA DISCUTE PROIBICIONISMO

Durante o curso serão discutidas diferentes propostas para a política de “drogas” no mundo contemporâneo, mobilizando, para isso, o arcabouço teórico levantado durante as discussões.

No dia 21/11/2006, das 19:30hs às 22:00hs, haverá um debate especial, aberto para o público, para pensar alternativas à proibição. A mesa redonda será composta por:

Prof. Dr. Henrique Carneiro – História/USP;

Prof. Dr. Edward MacRae – Antropologia/ UFBa;

Prof. Ms. Maurício Fiore – Ciências Sociais/Unicamp;

Prof. Ms. Thiago Rodrigues – Relações Internacionais/PUC.

Comments are closed.