Título: Festivais Psicodélicos na Era Planetária

Autora: Ana Flávia Nascimento

Resumo:

Esta dissertação apresenta a tentativa de compreender um fenômeno social conhecido como movimento global do transe psicodélico, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país por meio de festividades ritualísticas centradas em um estilo musical eletrônico – psychedelic trance – que estimula a dança e os estados alterados de consciência.
A discussão teórica implica penetrar nas brechas do cânone científico e expressar, por meio da articulação complexa, a manifestação dos festivais de transe psicodélico, os quais criam e recriam um universo lúdico que envolve arte e estética psicodélica em meio à natureza, como cenários para experiências extáticas coletivas.
A pesquisa teve como guia algumas questões, tais como: Será que nesse ambiente de desordem existe uma nova ordem sendo construída? O que esse movimento reflete nos tempos atuais? Quais são os símbolos e mitos relacionados ao movimento? Quais são as crenças e os valores que norteiam o imaginário do grupo? Que necessidades estão implícitas nessa nova manifestação festiva? O que expressa esse complexo ritual na era planetária?
Foram pesquisados os festivais de transe psicodélico que aconteceram no Brasil entre 2003 e 2006. Participei, como observadora, de oito festivais, nos quais realizei entrevistas e colhi material. A pesquisa também abrangeu a rede eletrônica – Internet –, principal meio de comunicação utilizado pelos participantes desses festivais.

Dia: 11 de outubro

Hora: 10 horas

Local: Auditório Banespa – PUCSP – Rua Monte Alegre, 984, Perdizes.

Para entrar em contato com a autora: anaflaviann@hotmail.com

Comments are closed.