O NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – foi fundado em 2001 e é um grupo de pesquisas sobre substâncias psicoativas que reúne estudiosos vinculados a diversas instituições para promover uma reflexão conjunta sobre o tema. O núcleo congrega pesquisadores que têm trabalhos sobre diversos aspectos do fenômeno, como o uso religioso de substâncias psicoativas (ayahuasca, iboga, San Pedro e folha de coca), o uso secular ou não-religioso de substâncias lícitas (álcool, tabaco, café, etc.) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy, etc.), as políticas de redução de danos, o narcotráfico, os discursos médicos e midiáticos ou o uso terapêutico de algumas dessas substâncias.

Buscamos participar do debate público sobre a “questão das drogas”, normalmente dominado por visões pouco informadas e preconceituosas, defendendo que as Ciências Humanas têm um papel fundamental no aprofundamento conseqüente deste debate. Na medida em que entendemos que o regime de proibicionismo vigente em escala internacional só impede o debate e a reflexão, adotamos um posicionamento político e ético anti-proibicionista. Somos, portanto, um grupo, simultaneamente, de pesquisa, convívio intelectual e intervenção política.

O NEIP mantém um site onde disponibiliza currículos, lista de publicações, resumos de teses e de livros, participações em eventos, ementas de cursos, links, livros e textos de seus pesquisadores em português, espanhol, francês e inglês, além de imagens de substâncias psicoativas e de seu universo de consumo.

www.neip.info
neipsicoativos@yahoo.com.br

Comments are closed.