Os cineastas Kelly Riley (norte-americano) e Tara Roy (indiana), da High Proof Films, de Providence (EUA), estão produzindo um documentário sobre o Santo Daime para a New Dehli TV (NDTV), uma rede de televisão da Índia, estilo BBC, voltada para o público falante de inglês. O documentário deve ir ao ar em 2007, num novo programa de entretenimento que a emissora está abrindo.

A série vai contar com 13 episódios de 25 minutos, filmados na América do Sul e América Central. A dupla, que acaba de chegar em São Paulo, deve viajar durante dez meses por Brasil, Peru, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, México, Guatemala, Belize, Venezuela e Colômbia.

“A idéia é mostrar para o público indiano um pouco da vida na América latina, bastante desconhecida por lá. Vamos fazer um “documentário experiencial” — o que significa que não se trata daquele tipo de programa de turismo que relata uma viagem ao vivo, mas tampouco tem a pretensão de ser um documentário de peso histórico. É algo simples, que, através da experiência, quer mostrar o cotidiano destes países, sobretudo seus mitos e ritos”, explica Kelly.

No Brasil o recorte eleito foi o Santo Daime e a capoeira. O Alto das Estrelas está prestando uma consultoria antropológica para a parte sobre a ayahuasca.

Dia 04 de maio, a dupla – que conta com o apoio da produtora brasileira radicada em Nova Iorque Sandra Lourenço para o episódio filmado no Brasil – fez uma longa entrevista com o Padrinho Alfredo Gregório de Melo, presidente mundial do Santo-Daime/Cefluris, na igreja paulista Céu de Maria, comandada pelo cartunista da Folha de São Paulo Glauco Villas Boas.

No dia 5 de maio, a equipe filmou um ritual do Santo Daime com a comitiva do Padrinho Alfredo na igreja Céu da Lua Cheia, em Itapecerica da Serra, comandada pelo professor de comunicação e neo-xamã Léo Artése. A cerimônia contou com a presença de diversas igrejas do Cefluris do estado de São Paulo — havia cerca de 400 pessoas.

Veja fotos no blog em breve.

No dia 7 de maio, foi filmado um “trabalho de cura” no Céu da Mantiqueira (Camanducaia). A igreja, comandada por Francisco Cavalcanti de Lima (Chiquinho) e Maria de Lourdes Dornellas Volpi (Ude), tem uma linda arquitetura. O local é conhecido por reunir profissionais na área de saúde no Cefluris.

A equipe entrevistou aí Eliana Marina Otton, secretária geral da Regional São Paulo, instância que reúne as igrejas e núcleos do Cefluris nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Veja fotos em breve no blog.

A equipe viaja na semana que vem para a Bahia. Estão estudando a possibilidade também de ir ao Céu do Mapiá, sede central do Cefluris na Amazônia. Em junho, devem filmar uma cerimônia com um xamã indígena ayahuasqueiro no Peru.

Para entrar emcontato com Tara: roytara@hotamil.com

Para entrar em contato com Kelly: kellylriley@hotmail.com

Comments are closed.