Autores: Marcello Árias Dias Danucalov e Roberto Serafim Simões
Phorte Editora
Ano de publicação: 2006
Isbn: 85-7655-086-5
Preço: R$ 66.00

Sinopse oficial de divulgação do livro:

No programa que foi ao ar no dia 12 de maio de 2006, o Globo Repórter tratou do tema Ciência e Espiritualidade, e entrevistou dia 07 de abril os professores Marcello Arias e Roberto Serafim Simões, autores do livro Neurofisiologia da Meditação, que foi editado pela Phorte Editora, cujo lançamento ocorreu em junho de 2006.

Entrevistados por Sandro Dalpícolo sobre os estudos e pesquisas que deram base para a construção da obra, Arias e Simões falaram da fisiologia aplicada ao yoga e à meditação, os avanços científicos na descoberta deste segmento, uma nova abordagem para experiências místico-religiosas, projeções da consciência, os benefícios à saúde produzidos pela prática diária da meditação e muito mais. Leia abaixo, texto de apresentação do livro Neurofisiologia da Meditação.

Com o crescente interesse pelo yoga, meditação e outras experiências que os autores chamam de místico-religiosas, esta obra vem atender a este público e desvendar inúmeras dúvidas, por meio de anos de estudos e investigações científicas e práticas, que fazem destas atividades um ponto de união entre a mente e o corpo, capacitando as pessoas para a conquista do equilíbrio físico e mental.

O livro é uma compilação de mais de 1200 artigos científicos que abordam e investigam os aspectos e as manifestações religiosas do ser humano. Grandemente pautado nas neurociências, o trabalho averigua as alterações ocorridas no cérebro quando o ser humano passa por experiências que podem ser classificadas de místico religiosas. Contudo, visando tornar o texto mais claro e acessível ao leitor, os autores fazem pequenas incursões em conceitos filosóficos, psicológicos e religiosos, sempre que tais conexões sejam necessárias para que a ponte entre ciência e religiosidade se torne um pouco mais sólida.

• O livro se inicia com uma visão geral do cérebro humano e sua capacidade de influenciar os demais órgãos do corpo, patrocinando a saúde ou a doença.

• Aborda as repercussões fisiológicas, neurofisiológicas e neuroquímicas da prática do yoga, da prece e da meditação, assim como suas repercussões benéficas no sistema hormonal e imunológico.

• Expõe o posicionamento da ciência quanto às manifestações da consciência fora do corpo humano: projeções da consciência (projeção astral), visão remota (reconhecimento de locais e objetos à distância), e as experiências de quase morte (relatos de pessoas que foram consideradas clinicamente mortas e retornaram da experiência).

• O livro ainda transita pela neuroteologia, uma ramificação das neurociências que tem como objetivo principal investigar as bases biológicas que fundamentam a necessidade do ser humano de crer em algo que transcenda a matéria e o conecte com Deus.

Em cinco capítulos, o livro traz no capítulo 1 uma apresentação dos processos que ocorrem no sistema nervoso central, mostrando avanços científicos da neurociência, a atuação dos mecanismos cerebrais e conhecimentos dos sistemas hormonal e imunológico.

No capítulo 2, de forma clara, os autores se aprofundam nas relações mente-alma e mente-corpo, citando pontos comuns entre a filosofia oriental, com sua tradição no yoga e meditação, e o pensamento científico, considerado ponto de comprovação para toda pesquisa, teoria etc, além de citar teorias não científicas que ainda estão em discussão.

A definição do conceito de yoga e meditação ao longo dos tempos vem representada no capítulo 3, citando ainda seus principais núcleos de ensino.

Já o capítulo 4 apresenta pesquisas científicas na área do yoga e meditação, com utilização de textos tidos como conteúdos religiosos, para identificação de dados similares e conflitantes, e por ser um capítulo mais científico, este é objetivo e direto.

Finalizando os autores entram no tema da religião mais a fundo, citando os variados conceitos históricos de religião e as diversas formas de definição do conceito de iluminação, êxtase, nirvana etc, também com publicações de pesquisas, só que voltadas as experiências de alterações da consciência humana.

Também com vasta bibliografia indicando toda pesquisa da obra e citações da própria experiência dos autores, o título “Neurofisiologia da Meditação” vem contribuir ainda mais para nossa compreensão destes temas.

Sumário:

Capítulo 1 – Psiconeuroimunoendocrinologia – Os sistemas nervoso, imunológico e endócrino forjando o ser humano;

Capítulo 2 – A Relação Corpo-mente;

Capítulo 3 – O Yoga E A Meditação;

Capítulo 4 – Pesquisas Científicas Relacionadas Ao Yoga, À Meditação E as Experiências Místico-religiosas;

Capítulo 5 – Religião e Consciência Cósmica;

Conclusões;

Últimas Considerações;

Referências Bibliográficas e Bibliografias Correlatas.

Sobre os autores:

Prof. Marcello Árias Dias Danucalov

• Professor, pesquisador e fisiologista
• Atua em universidades na área da saúde: educação física, fisioterapia, biomedicina, nutrição, naturologia
• Especializado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
• Especializado em Yoga pela UniFMU
• Mestre em Farmacologia pela UNIFESP
• Professor e coordenador de grupos de estudo em ciências da saúde na UNIMONTE / Santos
• Professor de pós-graduações na área da saúde: UNIFESP, Gama Filho, UniFMU, UNIMONTE, Fefisa, Fefiso;

Prof. Roberto Serafim Simões
• Professor, pesquisador e fisiologista
• Atua em universidades na área da saúde: educação física, fisioterapia, biomedicina, nutrição, naturologia
• Especializado em Fisiologia do Exercício pela UNIMONTE
• Especializado em Yoga pela UniFMU
• Especializado em psicologia do esporte pela UniFMU
• Professor de pós-graduações na área da saúde: UniFMU, UNIMONTE.

Para entrar em contato com os autores:

Roberto Simões: ac.movimentacao@uol.com.br

Marecello Árias: marcelloarias@globo.com

Comments are closed.