Albuquerque, Maria Betânia Barbosa. ABC do Santo Daime. Belém, EDUEPA. 2007.

O ABC do Santo Daime é um estudo de natureza bibliográfica aliado às minhas observações pessoais como adepta dessa religião desde 1999. Foi editado pela Editora da UEPA (EDUEPA) e nasceu de uma demanda do Curso de Ciências da Religião dessa instituição, onde há certa carência bibliográfica acerca das religiões ayahuasqueiras. À moda da coleção Primeiros Passos, o livro tem uma finalidade pedagógica e visa possibilitar informações claras e introdutórias às pessoas interessadas nesse conhecimento. Permeado de imagens, o livro também apresenta em seu corpo um conjunto de referências sobre o tema. Foi prefaciado pelo antropólogo Fernando La Rocque. Seu lançamento ocorrerá no contexto do I Congresso Internacional de Ciências da Religião,em 07/11/08 no Auditório do CCSE/UEPA, Belém-PA.

Maria Betânia B. Albuquerque
Natural de Óbidos/PA. Graduada em Pedagogia/UFPA com Especialização em Filosofia Contemporânea/UFPA. Mestre em Educação/UFMG/; Doutora em Educação/PUC/SP. Professora de História e Filosofia da Educação no Programa de Pós Graduação em Eucação da UEPA. Pesquisadora da Linha de Pesquisa: Saberes culturais e educação na Amazônia. Desenvolve atualmente duas pesquisas financiadas pela UEPA: “Pedagogia da Floresta: Práticas educativas da religião do Santo Daime” e “Beberagens indígenas na Amazônia colonial: Anotações para uma história da educação não escolar”.

Para entrar em contato com a autora: mbetaniaalbuquerque@uol.com.br

2 Comments

  1. Sereno says:

    Alfabetizar-se praticamente requer quantas visitas e participações nas atividades de uma igreja?

  2. Ednardo Motta says:

    Estou voltando ao blog
    e mais uma vez gostaria de pedir, Bia, se vc ficar sabendo de algum debate sobre redução de danos aqui no Rio ou se por acaso vc vier para cá, não deixe de me avisar.
    Estive no debate em que vc participou no congresso da UNE em Brasília e achei muito interessante.
    ednardosantos@hotmail.com