ÁLCOOL E DROGAS NA HISTÓRIA DO BRASIL

As Editoras PUC Minas e Alameda apresentam o livro Álcool e drogas na história do Brasil, organizado por Renato Pinto Venâncio e Henrique Carneiro.

O lançamento será dia 25 agosto – quinta-feira, a partir das 19:30, na Livraria Quixote, situada na Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi – Belo Horizonte – MG.

Preço de capa: R$ 40,00 – 312 p.

O livro

Do cauim e dos remédios de antigos boticários ao sacramento de religiões mestiças que usam até hoje alucinógenos em rituais devocionais, passando pelo uso do vinho nos rituais de sedução e da aguardente nas revoltas escravas, o conjunto de pesquisas reunidas neste livro, feitas pelos autores que mais se dedicam ao tema no Brasil, oferece um panorama inédito do significado que o álcool e as drogas tiveram na história do país.

Os textos convidam ao estudo e reflexão sobre uma amplitude de práticas sociais, que vão da cura ao crime, da alimentação ao amor, da medicina à religião, da farmácia ao folclore, da biopolítica à geopolítica.

Sem a pretensão de esgotar o tema, a obra procura revelar a riqueza de fontes documentais e de problemáticas de pesquisa referentes a um debate central no mundo contemporâneo, conferindo-lhe, através da perspectiva histórica, necessária e urgente profundidade.

Sobre os organizadores

Renato Pinto Venâncio é doutor pela Universidade de Paris IV e professor de História do Brasil na Universidade Federal de Ouro Preto. É diretor-superintendente do Arquivo Público Mineiro, pesquisador do CNPq e consultor científico da Fapesp e da Fapemig. Publicou vários livros e artigos no Brasil e no exterior.
Contatos: 3269-1167 / 9737-4856

Henrique Soares Carneiro é professor no Departamento de História da USP. Publicou diversos artigos e livros, entre os quais Pequena enciclopédia de história das drogas e bebidas (2005) e Comida e sociedade: uma história da alimentação (2003). É membro do Neip (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – www.neip.info).

Outras informações: Danielle de Freitas Mourão (31) 3376-6505 / 9997-3196 divulgacao@pucminas.br

Comments are closed.