O livro Drogas e Cultura: novas perspectivas será lançado em Salvador (BA) na próxima quarta-feira, 26 de maio.  A publicação – com 17 artigos sobre os diversos usos de substâncias psicoativas – traz um panorama dos esforços recentes de pesquisa e reflexão em torno do tema sob o olhar das ciências humanas. O evento, com participação aberta ao público, será no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia a partir das 19h.
 
Drogas e Cultura: novas perspectivas contribui para o debate sobre o uso dessas substâncias, à medida que não se restringe aos aspectos biomédicos. Conforme o ministro Juca Ferreira, é necessária uma abordagem mais voltada ao comportamento. “É preciso ampliar a dimensão cultural para adequar políticas públicas sobre as drogas à contemporaneidade”, defendeu, durante o lançamento do livro em São Paulo no dia 23 de março.
 
Para o lançamento em Salvador, pesquisadores e especialistas participarão de duas mesas de debate. Na primeira, o tema em destaque é a iniciativa do Ministério da Cultura em abordar a questão das drogas. Na segunda, autores e coorganizadores falam das pesquisas que a publicação traz. Veja a programação: 
 
Debate 1
Armando Almeida, assessor especial do ministro da Cultura;
Fábio Kobol, da secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; 
Márcio Meireles, secretário de Cultura da Bahia;
Edward MacRae, professor da UFBA e coorganizador do livro;
Antonio Nery Alves Filho, do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Faculdade de Medicina da UFBA;
Albino Rubim, coordenador ENECULT e Centro Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA;
Flávia M. Garcia Rosa, diretora EDUFBA
 
Debate 2
Mauricio Fiore, coorganizador;
Sandra Gourlart, coorganizador;
Edward MacRae, professor da UFBA e coorganizador;
Sérgio Vidal, representantes do Conselho Nacional Antidrogas (Conad);
Marcelo Andrade, do Coletivo Balance;
Luana Malheiro, do Instituto de Saúde Coletiva.
 
O livro organizado por Beatriz Caiuby Labate, Sandra Lucia Goulart, Mauricio Fiore, Edward MacRae e Henrique Carneiro já está disponível para leitura na internet (acesse aqui http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/03/drogas_e_cultura.pdf ).
 
Serviço
 
Lançamento do livro Drogas e Cultura: novas perspectivas será no dia 26 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA (R. Augusto Viana, s/n – Canela), às 19h. A participação é aberta.
 
Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais pelo telefone

Comments are closed.