Retirado do site do Cefluris/Santo Daime, publicado em www.santodaime.org

Reunião do GMT/CONAD Toma posse a equipe de estudos da ayahuasca

“Realizou-se no último dia 30 de junho em Brasília, no Palácio do Planalto, reunião de posse e abertura dos trabalhos do Grupo Multi- Disciplinar de Trabalho (GMT) de estudos da ayahuasca que, por forca da resolução nº 4 do CONAD, foi eleito no Seminário realizado em Rio Branco nos dias 8 e 9 de março.

A reunião, depois dos protocolos iniciais da posse, iniciou-se com a presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Armando Félix e do secretário geral do SENAD, General Paulo Robero Uchoa e dos demais membros da Câmara de Assessoramento Técnico e Científico do CONAD.

Depois dos discursos e das apresentações, o Professor Elisaldo Carlini fez uma exposição muito interessante sobre a última reunião do Conselho Mundial da INCB (International Narcotics Control Board), órgão da ONU que fiscaliza e controla o uso e transporte das substâncias proibidas pela OMS- Organização Mundial de Saúde.

Segundo ele, esta entidade reafirmou sua posição anterior de reconhecer o uso religioso dos preparados naturais a base de plantas como livres das restrições do controle dos acordos internacionais que estipulam sanções ao transporte das substâncias químicas sintéticas.
Informou ainda que a INCB está agendando junto ao Ministério das Relações Exteriores e o SENAD uma reunião com o governo brasileiro onde o principal ponto de pauta é a questão da ayahuasca.

Isto é um fato relevante que pode abrir o caminho para a remessa legal do nosso sacramento para aqueles paises que garantem a liberdade do culto mas encontram obstáculos para o transporte e importação do sacramento.

Ficou previsto que haverá uma reunião extraordinária do GMT por ocasião da audiência da Diretoria do INCB com o Governo Federal e o SENAD em agosto próximo. Poderemos apresentar o caso das nossas igrejas na Europa, a questão do Canadá e acompanhar de perto as gestões que serão feitas pela UDV em relação ao caso americano.

Em seguida `a exposição do Professor Carlini, foi aberto os debates, objetivando montar a agenda e a pauta para os próximos encontros. Ficou estabelecido que o GMT fará 6 reuniões mensais e que num prazo de 180 dias apresentará relatório e uma proposta final a ser encaminhada ao CONAD sobre a regulamentação definitiva do uso religioso do nosso sacramento, assim como do uso experimental terapêutico.

Os trabalhos ocorreram dentro de um bom clima, principalmente por parte dos membros do governo e da câmara técnica.O debate preliminar se deu em torno de duas questões principais.A primeira levantada pelo representante do Alto Santo sobre o mau uso do sacramento.E a segunda levantada pelo representante da UDV, questionando a realização do cadastro das entidades e dos menores.

Sobre o primeiro ponto, a maioria das intervenções dos demais membros pautou-se pelo entendimento que o principal papel do GMT, conforme afirma a resolução do CONAD, é a de prioritariamente fazer a “deontologia do uso da ayahuasca”, ou seja de estabelecer uma agenda positiva e propositiva e não o contrário.

Já em relação ao assunto do cadastro, tentou-se chegar a um consenso sobre a maneira de fazê-lo, sem que isso possa ser distorcido como uma forma de controle e pressão sobre as entidades religiosas.

Foi ressaltado mais uma vez o significado histórico deste encontro das entidades religiosas com a administração pública federal e a expectativa que os trabalhos do GMT cheguem a um bom resultado para todos.

Ao final da reunião foi feito um resumo dos principais assuntos que deverão ser tratados nas próximas reuniões. Para maiores detalhes e fotos da 1ª reunião do GMT/CONAD, veja o link www.obid.gov.br.

Alex Polari de Alverga Editor geral do site www.santodaime.org
Secretário de comunicação IDA/CEFLURIS”

Veja outras notícias sobre a reunião publicadas pelo Alto das Estrelas:
Notícia I – aqui
Notícia II – aqui
Notícia III – aqui
Notícia III em inglês – aqui

Comments are closed.