Noíticia enviada por Wilson Gonzaga, um dos representantes dos ‘grupos independentes’ nas reuniões do Grupo Multidisciplinar de Trabalho sobre a Ayahuasca, promovida pelo Conselho Nacional Antidrogas.

“Queridos irmãos(ãs)

No dia 23 e 24 de Outubro tivemos a 5ª reunião do GMT CONAD para a realização da regularização dos princípios deontológicos (Éticos) do uso da Ayahuasca no Brasil.

Tive grande satisfação de participar de um grupo maduro, respeitoso e comprometido com a regulamentação do nosso sacramento. Claro que tivemos momentos acalorados nas discussões, pois é inerente ao ser humano a defesa veemente do ponto de vista próprio. E também não é monopólio deste ou qualquer outro grupo a ilusão de que “o meu Deus salva, o teu é pagão”. Mas em todos os momentos conseguimos chegar a termo comum, nem sempre com unanimidade, mas com respeito e consideração as diversidades. É importante ressaltar que o direito à subsistência dos pequenos grupos, bem como o surgimento de novas entidades foram garantidas.

Há vinte anos venho participando da luta pela legalização do nosso sacramento e confesso a vocês que nunca vi um clima tão propício para acordos como ora testemunho, tanto por parte das autoridades como das entidades usuárias. Em breve teremos este documento divulgado a todos.

Coloco-me também disponível para qualquer esclarecimento.

Informo ainda que os temas em debate nesses 2 dias foram os seguintes:

– Uso Ritual da Ayahuasca (definições);
– Curandeirismo (formas de evitar);
– Uso Terapêutico (pesquisas, metodologia, etc.);
– Procedimentos de recepção de novos adeptos (recomendações);
– Sustentabilidade de produção da ayahuasca (recomendações);
– Comércio (definições e formas de evitar sua prática);
– Organização das entidades (recomendações);
– Difusão das informações (recomendações);
– Criação de um Conselho das Entidades (proposta);
– Ética (o respeito entre os grupos);
– Efetividade (o que fazer agora?);
– Definição de Estrutura do Relatório Final (conteúdo e diagramação);
– Escolha dos Relatores (indicações e votação).

Espero que compreendam que não tenho como fornecer detalhes mais detalhados de cada um dos tópicos, pois os textos estão sendo redigidos e revisados pelos relatores para apreciação final na próxima reunião, que até o momento está prevista para o dia 27 de novembro.

Os tópicos acima farão parte de um documento que provavelmente será chamado de “Princípios Deontológicos no Uso da Ayahuasca” e somente após a apreciação final e aprovação do Conad é que o ele será divulgado integralmente.

Um abraço a todos,

Wilson Gonzaga”

Para entrar em contato com Wilson: wgonzaga@institutohermes.com.br

Comments are closed.