Entre 4 e 8 de abril de 2005 foi reailzado o forúm internacional “Una Semana de Paz con la Coca”, promovido pela ONG Comunidad Tawantsuyu (info@comunidadtawantinsuyu.org, www.comunidadtawantinsuyu.org) na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru.
Acaba de ser divulgado o pronunciamento final do encontro: www.comunidadtawantinsuyu.org/coca.
Estão sendo coletadas assinaturas, com o apoio do Sr. Marco Perduca, da liga internacional antiproibicionista, para a despenalização da folha de coca das listas internacionais da ONU que estabelecem as substâncias proscritas.
O evento contou também com o apoio de Antonhy Henman (antonil70@hotmail.com), antropólogo autor de um dos primeiros livros acadêmicos contemporâneos a abordar a questão dos usos indígenas da folha de coca, o clássico Mama Coca (Hassle Free Press, 1978). Henman é colobarador do NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos e parte de sua obra está disponível em: www.neip.info.
De 2 a 19 de maio, a representante oficial da Comunidad Tawantisuyu no Brasil, Tatiana Menkaiká (menkaika@terramistica.com.br, www.terramistica.com.br, www.xamanismo.org), estará em São Paulo divulgando o manifesto e angariando assinaturas.

Comments are closed.