Título: Discursos e efeitos evanescentes: uma leitura da imprensa sobre o consumo de substâncias psicoativas na sociedade brasileira.

Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, USP.

Autor: José Ricardo Gallina (pesquisador do NEIP).

Resumo: O estudo faz uma análise sobre os discursos veiculados pela mídia impressa em torno do consumo de substâncias psicoativas no âmbito das tendências culturais instituídas na modernidade e na sociedade brasileira. Reúne 110 reportagens coletadas das revistas Veja, Istoé e Época, para desenvolver uma leitura focalizada à luz do modelo teórico da psicanálise. O trabalho é apresentado em três partes que organizam o corpo teórico e sustentam a hipótese de investigação: Farmacotimia Social, Elasticidade do Tempo e Reportagens Significantes. A análise se sustenta nas marcas significantes e seus efeitos agrupados em tópicos de investigação, e circunscreve o sujeito farmacotímico como sintoma de mecanismos sociais, hipótese do estudo.

Banca:
Jeanne Marie Machado de Freitas – ECA (orientadora)
Cláudio Júlio Tognolli – ECA
Henrique Soares Carneiro – História USP/NEIP

Dia: 19/05, sexta-feira.

Hora: às 10:00hs.

Local: sala de defesas [2º andar] do prédio da ECA-USP.

Para entrar em contato com o autor: rigallini@yahoo.com.br.

2 Comments

  1. Rosi says:

    José Ricardo, boa sorte e continue seu trabalho, parabéns a vc, a Bia e todo o pessoal que “engrossa o caldo” para assuntos tão interessantes e necessários para nossa evolução.Boa Sorte!!!Rosi.

  2. Anonymous says:

    Great site lots of usefull infomation here.
    »