Há pouco estive em Porto Velho (Rondônia) e conheci uma das mais criativas e inusitadas vertentes ayahuasqueiras brasileiras com as quais já tive contato: a Igreja da Divina Luz Irradiante Sem Limites – Elixir do Terceiro Milênio, a Religião da Floresta. O grupo foi oficialmente fundado em janeiro de 2001 pelo casal João Carlos Bespalhok, 75 anos, e Eunice Coelho da Conceição, 51 anos. Ambos tiveram passagens anteriores pelo Santo Daime e pela União do Vegetal.

Elixir_da_Floresta

(acima, a sede em Porto Velho)

O grupo contém, segundo eles, cerca de 50 participantes regulares, fora uma população flutuante bem maior. Há extensões, ainda de acordo com os dirigentes, em Rio Branco, São Luis e Goiânia, fora unidades hoje extintas nos Estados Unidos e no Japão. A ayahuasca é aí “imantada” como “Elixir da Floresta”.

A cosmologia combina traços do Santo Daime (como a Rainha da Floresta) com elementos nova era, entre eles, “pajelanças da cultura indígena”, ensinamentos esotéricos e o contato com 13 “civilizações antigas”, como a dos Incas e  especialmente a dos Egípicios. Os rituais ocorrem num templo em Porto Velho ou dentro de uma enorme pirâmide construída há 22kms da capital (abaixo).

Piramide_Elixir

 

 

 

 

 

 

 

Uma peculiaridade deste grupo, que eu não conhecia até o momento em nenhuma outra manifestação no campo, é a combinação da tradição ayahuasqueira com o oferecimento de serviços espirituais como a leitura de cartas de tarô e realização de trabalhos para solução de “problemas finaceiros, familiar e profissional” — conforme anuncia o folder de divulgação.

O calendário de atividades é batante intenso. Destaco alguns dos espaços sagrados e rituais:

a) massagem com Elixir;

b) consumo de Elixir sozinho num quarto pequeno construído embaixo da terra;

c) banho numa banheira com Elixir;

Banho_Elixir_2

 

 

 

 

 

 

d) produção de Elixir com fornalha de 13 bocas;

Fornalha

 

 

 

 

 

 

 

e) construção de um espaço para receber extra-terrestres;

f) consumo de Elixir dentro de um caixão, dentro da Tumbá do Faraó, localizada no subsolo da Pirâmide. Veja a entrada abaixo.

Entrada_Tumba_Farao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Made in Brazil!

Comments are closed.