O Alto das Estrelas convida para a palestra

“O que nos ensina o San Pedro? O que nos ensina a folha de coca?” por Anthony Henman

Como podemos devolver às plantas maestras a condição que tinham, e continuam tendo, nas culturas indígenas? Como considerá-las como sujeitos atuantes na história da bioesfera e não apenas objetos das nossas necessidades? Usando os exemplos da coca e do San Pedro, desenvolverei um conceito de reciprocidade inter-subjetiva, um intercâmbio de experiências e de representações. Argumentarei que a única via para entender os ‘espíritos’ é observar as plantas diariamente, e de vez em quando, absorver as suas propriedades psicoativas, sem preconceito.

Anthony Henman (antonil70@hotmail.com) nasceu em São Paulo, em 1949, de pai inglês e mãe argentina. Se formou e fez Mestrado em Antropologia na Universidade de Cambridge, em 1975. Realizou pesquisa de campo sobre o uso tradicional da folha de coca entre os indígenas paez que foi publicada em 1978 em Londres (Mama Coca). Foi professor desta matéria na Universidade del Cauca, Popayán, Colômbia, e no IFCH-UNICAMP. Atuou como pesquisador e consultor sobre substâncias psicoativas no Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN-SP), no Parlamento Europeu, na Organização Mundial da Saúde, no Observatoire Géopolitique des Drogues (Paris), e no programa de prevenção da AIDS da Secretaria de Saúde do Estado de Nova York. Atualmente se dedica a uma pesquisa sobre as plantas maestras no Peru, especialmente a folha de coca, o cactus San Pedro (Echinopsis spp), e a huilca (Anadenanthera colubrina). É colaborador do NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (www.neip.info).

Leia uma entrevista de Bia Labate com Anthony Henman em http://www.neip.info/downloads/t_bia5.pdf (versão em português e espanhol).

Dia 20 de maio às 20:30hs

Local: ESPAÇO – R. Manoel Gonçalves Mão Cheia, 433 – Butantã – Próximo ao shopping Butantã – Na alt. 1.000 de Av. Eliseu de Almeida, após Padaria Morada dos Pães, virar a direita e a primeira à esquerda.

Entrada: R$ 5,00

Informações complementares: niltostes@terra.com.br.

Organização: Alto das Estrelas – Bia Labate – http://alto-das-estrelas.blogspot.com

Apoio: ESPAÇO – Léo Artése – www.xamanismo.com.br

1 Comment

  1. André Damázio says:

    Oi, Bia. Acompanho o seu trabalho há anos, e saiba que sou seu fã. Uma pena que esse tipo de oportunidade não chegue ao interior.
    Mesmo Sorocaba não sendo assim tão distante de São Paulo, “pra nóis” é um tanto difícil sair daqui e ir pra aí (trÂnsito, ônibus, metrô, horários de trabalho e faculdade).
    Continue, por favor, disponibilizando conteúdos pra gente na net!
    Sou vegetalista (ayahuasca + chiric sanango), ex-daimista, e tenho um especial interesse por San Pedro. Sorte, sucesso e luz!