Durante o recente Primeiro Encontro Brasileiro de Xamanismo conheci Fabiano e Leopardo Yawabanê Huni Kuin (Kaxinawá). Eles fizeram cantos e falaram palavras bonitas, emocionando a platéia (ver: http://alto-das-estrelas.blogspot.com/2005/04/huni-mukai-os-pajs-huni-kuin.html). Depois, entrevistei Leopardo Yawabanê.
Fiquei impressionada com o trabalho e simplicidade deste jovem aprendiz de pajelança, que é também filho do Sian, um personagem importante do cenário político Acreano contemporâneo. A chegada de sessões indígenas nos grandes centros urbanos adiciona novos elementos ao campo ayahuasqueiro brasileiro, onde até o momento a presença indígena tem visibilidade virtualmente inexistente (para uma polêmica em torno da relação entre as religiões ayahuasqueiras brasileiras e a pajelança indígena amazônica, ver: http://alto-das-estrelas.blogspot.com/2005/04/o-uso-da-ayahuasca-no-brasil-e-os-pajs.html).
Divulgo aqui a próxima sessão liderada pelos irmãos Yawabanê, que será dia 23 de abril, em São Paulo. Trata-se de uma rara oportunidade de conhecer a tradição Kaxinawá do nishi-pae.
———–
Repassando email de divulgação de 14/04/2005
Nishi Pay: Ritual Xamânico do Povo Huni Kuin (Kaxinawá) com uso de Ayahuaska (Huni Pay). O povo Huni Kuin é o guadião do Huni Pay (Ayahuaska), esta missão foi dada a eles pelo ser místico Yubeshenin Kayá (Jibóia-Branca) que ensinou os cantos sagrados do Nishi Pay, para através deles passarem a diante seus ensinamentos. Nas cerimônias lideradas pelo pajé, a bebida sagrada dá os caminhos a seguir, ensina, orienta, esclarece. Os participantes deste ritual terão a rara oportunidade de mergulhar profundamente no conhecimento ancestral deste povo.
O ritual de Nishi Pay será realizado por Leopardo Yawabanê Huni Kuin e Fabiano Yawabanê Huni Kuin. Os dois são grandes conhecedores de sua cultura e vêm trabalhando na divulgação do pensamento e conhecimento tradicional do seu povo. São discípulos do importante Pashuy (Pajé) Mêtu Huni Kuin. São netos do Shannêibu Sueiro Huni Kuin e filhos do líder Siã Huni Kuin, conhecido por sua luta em defesa do território e da soberania de seu povo.
O povo Huni Kuin: O povo Huni Kuin é o povo da floresta. Vive na região amazônica na fronteira entre Brasil e Peru. Conhecedor de toda a Ciência da Mata, dos rios plantas e animais.Para o povo Huni Kuin todo conhecimento vem através do Huni Pay (Ayahuaska).Diz um dos mitos que o Huni Pay surgiu dos olhos de um ancestral que morreu enfeitiçado e se tranformou para continuar orientando seu povo.
Origem da bebida: Huni Pay (Ayahuaska) é um chá preparado a partir do caule do cipó Jagube (Banisteriopsis caapi) e das folhas da chacrona (Psychotria spp). A bebida consumida neste ritual foi produzida na aldeia Huni Kuin pelo mestre Mêtu.
Data: 23 de abril, à partir das 21 horas. São Lourenço da Serra – São Paulo.
Inscrições: evem ser feitas com antecedência até 18 de abril. A programação é fechada e as vagas são limitadas. cel: (11) 9373-0776 e email: yawabane@terra.com.br
Recomendações: antes do ritual recomenda-se ter uma alimentação leve e não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.

Comments are closed.