por Silvio Rohde (*)

Para mim, um dos eventos mais interessantes do simpósio sobre LSD, “Espírito da Basiléia”, realizado na Basiléia, Suíça, de 13 a 15 de janeiro de 2006, foi a palestra de Ralph Metzner no foyer do centro de conferências. O simpósio todo foi tão intenso quanto uma experiência psicodélica. Havia uma grande quantidade de luz cósmica penetrando as falas e mentes das pessoas presentes. E o Dr. Albert Hofmann falou muito do Criador em suas palestras.

Para a platéia brasileira, será um grato prazer saber que Ralph Metzner introduziu os ” Passos do Bailado” típicos, conhecidos das igrejas do Santo Daime , primeiro para uma pequena platéia em sua palestra, cantando duas canções de estilo americano que ele próprio “recebeu”, uma delas chamada de “Bardo Blues.”

A maior parte dos presentes imitou os passos que ele estava demonstrando enquanto cantava, “dois pra esquerda e dois pra direita”. O organizador do simpósio entrava e saia desse evento e, na cerimônia de encerramento do simpósio, disse a Ralph Metzner que seria legal que ele ensinasse os passos da dança para o público mais numeroso da palestra final.

Imaginem quase 2000 pessoas de 36 países – inclusive pessoas importantes como o próprioDr. Hofmann – “bailando”, a maior parte deles certamente sem saber qual tradição está por detrás da dança que bailaram. Mas a grande maioria tinha um simpático gingado tipo hippie nos quadris .

Você pode ver um vídeo desse histórico finale do 100o. aniversário do Dr. Hofmann em:
Erowid (clique aqui!).

—–
(*) silvio_rohde@gmx.de

1 Comment