Skip navigation

Tem início curso sobre drogas na UFSC

Foto da equipe do curso, da esquerda para a direita: Alberto Groisman, Marcos Albuquerque, Marcelo Mercante, Jackeline Schneider, Isabel de Rose e Mariana Martins.
(notícia enviada hoje por Isabel de Rose):

“Começou no dia nove de abril o Curso de Extensão “Cultura, Psicoativos e Consciência”, promovido pelo Departamento de Antropologia da UFSC e ministrado por Alberto Groisman, Marcelo Mercante, Marcos dos Santos Albuquerque e Isabel Santana de Rose. O curso tem como objetivo introduzir uma discussão sobre as relações entre cultura, o uso de psicoativos e consciência, enfatizando a importância deste tema no contexto da sociedade atual. Apresenta como proposta também abrir um espaço de debate e reflexão sobre a temática. Alguns dos principais temas abordados serão as relações entre substâncias psicoativas, plantas e estados de consciência; as relações entre saúde, estética, experiência e estados de consciência e a questão do uso de psicoativos na sociedade contemporânea.

Na primeira aula, houve apresentação dos ministrantes, do programa do curso e dos participantes. Também foi exibido o documentário canadense Grass sobre o processo de criminalização da maconha nos Estados Unidos. Na próxima semana (16/04) haverá uma palestra de abertura com Esther Jean Langdon, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pioneira no Brasil nos estudos sobre ayahuasca e xamanismo.”