Da BBC Brasil

Aualizado às: 04 de março, 2008 – 20h23 GMT (17h23 Brasília)

Guila Flint
De Tel Aviv para a BBC Brasil

Moisés é considerado o principal profeta da religião judaica
O especialista em psicologia cognitiva Benny Shanon, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que Moisés, considerado o principal profeta da religião judaica, pode ter ingerido uma substância semelhante à ayhuasca, conhecida no Brasil como chá do Daime.
A afirmação foi publicada nesta semana em um artigo na revista de filosofia Time and Mind e causou polêmica em Israel.

A idéia de que Moisés poderia estar sob a influência de “drogas” provocou a indignação de líderes religiosos em Israel e, segundo os críticos, a teoria de Shanon “é uma ofensa ao maior profeta do povo judeu”.

O rabino Yuval Sherlo disse à Radio Pública de Israel que “a teoria é absurda e nem merece uma resposta séria”. De acordo com o rabino, a publicação da teoria de Shanon “põe em dúvida a seriedade tanto da ciência como da mídia”.

Uma das obras de Benny Shanon, o livro Antipodes of the Mind, que analisa a relação entre substâncias psicotrópicas e a fenomenologia da consciência humana, foi publicado em 2003 pela Oxford University Press, uma das editoras acadêmicas mais renomadas do mundo.

Em entrevista à BBC Brasil, Shanon contou que começou a pesquisar a relação entre os efeitos da planta e a criação das grandes religiões, quando ele próprio experimentou o chá do Daime no Brasil.

De acordo com o pesquisador, a criação dos Dez Mandamentos poderia ser conseqüência de uma experiência com substâncias psicotrópicas, que alteram o estado cognitivo do indivíduo, e se encontram em plantas existentes inclusive no deserto do Sinai.

Foi no deserto do Sinai que, segundo a tradição, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, consideradas a base da civilização judaico-cristã.

Brasil

“Tudo começou quando estive no Brasil em 1991, a convite da Unicamp, para dar uma palestra sobre linguagem e pensamento”, afirma Shanon.

“Depois da palestra, viajei pelo Brasil por dois meses e experimentei pela primeira vez o chá do Daime em Rio Branco, no Acre.”

“Também participei de rituais religiosos e espirituais do Santo Daime, apesar do fato de que não sou adepto de nenhuma religião”, acrescenta o pesquisador.

“Tinha 42 anos naquela época, e a experiência mudou a minha visão do mundo”, afirma. Comecei, então, a pesquisar os efeitos dessa planta sob o aspecto da minha área, a psicologia cognitiva.”

“Muitas pesquisas já foram feitas sobre os efeitos da planta, mas principalmente na área da antropologia, e não da psicologia”, diz Shanon.

“Naquela época, os antropólogos geralmente escreviam apenas por meio da observação, mas sem experimentar, eles próprios, a substância”, avalia o professor titular da Universidade Hebraica. “Era como escrever um livro sobre música sem ouvir música.”

Desde 1991, Shanon diz ter visitado o Brasil dezenas de vezes e afirma que já ingeriu o chá do Daime mais de 100 vezes.

Experiência

“A substância abriu para mim uma dimensão do sagrado que nunca tinha vivenciado antes, tive visões muito fortes, inclusive de cantar junto com milhares de anjos”, descreve o pesquisador israelense. “A experiência foi tão forte que me levou a querer integrá-la no estudo da fenomenologia da consciência humana.”

“Estudei, então, todos os contextos culturais e religiosos ligados à ingestão da ayhuasca”, conta Shanon.

“Cheguei à conclusão de que, nas religiões mais antigas, como a zoroastra e a hinduísta, também houve rituais ligados à ingestão de substâncias que levam a alterações cognitivas, nos quais os participantes ‘viram Deus’ ou ‘viram vozes’.”

O professor de psicologia cognitiva cita o fenômeno da sinestesia, em que se cria uma relação entre planos sensoriais diferentes e o indivíduo se encontra em um estado neurológico que possibilita que ele “veja sons”.

“Na Bíblia, há frases como ‘o povo viu as vozes’, que me chamaram a atenção, pois descrevem exatamente a sinestesia que ocorre com a ingestão da ayhuasca”, afirma Shanon. “Encontrei frases semelhantes em textos e cânticos de outras religiões.”

Críticas

O pesquisador, que já recebeu críticas negativas de religiosos em Israel, diz que sua tese não constitui um desrespeito à religião, mas sim “uma tentativa de entender momentos tão importantes para toda a humanidade”.

“Não acredito na visão ontológica, segundo a qual a história de Moisés e os Dez Mandamentos teria sido um evento cósmico extraordinário”, afirma. “Mas também não acho que um momento tão importante possa ser considerado como uma simples lenda.”

“A minha tese, segundo a qual as substâncias ingeridas por Moisés teriam gerado uma abertura cognitiva que possibilitou um contato com o sagrado, pode ser uma explicação razoável e também respeitosa de como a religião judaica nasceu”, diz Shanon.

“Mas não é qualquer pessoa que ao ingerir a substância é capaz de criar os Dez Mandamentos, é necessário ser um Moisés para isso”, acrescenta. “Ao meu ver, a ayahuasca libera uma criatividade interna, como a arte.”

3 Comments

  1. andres says:

    É muita viagem do Shanon. Ele pode até ter razão, mas as “evidências” dele simplesmente não são evidências de nada, a não ser de que ele gosta de viajar e polemizar.
    A Ayahuasca não precisa do Moisés dos mandamentos para se firmar como sendo realmente importante.
    Shanon é muito inteligente. Apesar de ser de lá, mais faria se estudasse os mestres de cá: Irineu, Gabriel, Daniel…então ele veria que já temos os nossos heróis, com arte e mérito. Mas não duvido que Moisés possa ter bebido um chá com ótimos resultados para ele mesmo. Fazer bem é da essência dessas plantas.

  2. Anonymous says:

    De qualquer forma, a moça se esqueceu da pesquisa etnobotánica, e claro, botanica. Cada regiao tem uma planta, e hoaska é MUITO improvável que tivesse por esses pagos. Ou seja, florestas tropicais. Enfim, Exodus, fala de cogumelos, e nao hoaska. A moça nao se aprofundou nos estudos. Outra coisa, os 10 mandamentos sao o reflexo do que a época precisava. Ler história, por favorrr. Muito estupro, muito roubo, Moises foi um legislador efetivo. Enfim, Gordon Wasson, Mckenna, Samori, etc etc tem argumentos mais sólidos, ou voltamos a estaca zero.

  3. Anonymous says:

    Exodus 16…
    O que nasce depois do orvalho, necessita humidade, brilha douradamente, como ouro (quando o sol bate o reflexo é fortissimo), tem gosto de mel, as larvas comem no dia seguinte, e é tido como o ´pao de deus´ em diversas religioes ? Maná.
    Cogumelo Coprófilo, Psilocybe Cubensis. A época o deserto nao era tao deserto, e a vaca andava com a comitiva perigrinante. Enfim, TODAS as religioes comungam praticas enteogenas. A Antropologia é fatal. Micologia, etnobotanica … ufaa….