Moure, Walter Gustavo. Saudades da cura: estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena da Amazônia peruana. Tese de Doutorado em Psicologia Clínica, USP, 2005.
Resumo:

Saudades da Cura consiste em um estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena da Amazônia peruana, realizado de forma transdisciplinar a partir de um trabalho de campo in situ (arredores das cidades de Pucallpa, Tarapoto e Iquitos – Peru).

A tese sutentada é que a compreensão dessas terapêuticas permite uma demarcação apropriada para discutir temas fundamentais para a clínica psicanalítica contemporânea, dentre os quais se destacam o aspecto material das experiências como constituidor da subjetividade e a vivência da precariedade como condição de possibilidade para recolocar as questões relativas à origem do ser humano e da alteridade.
Os conceitos de polifonia, tradução, biografia, hylética, visão de mundo e comunicação silenciosa são relidos a fim de construir um texto que reflita o espaço-entre (in-between) as culturas gerado a partir dos encontros do autor com xamãs e suas terapêuticas.
Em seguida, constituem-se três momentos no presente trabalho. No primeiro, o autor disponibiliza sua experiência biográfica com essas terapêuticas, por meio de sessões com xamãs, resgatando o valor hylético da experiência como condição de possibilidade para construir a ontologia do outro. Em um segundo momento, apresentam-se três casos clínicos de pacientes ocidentais drogadependentes submetidos a tratamentos com terapêuticas de tradição indígena e que o autor acompanhou a fim de facilitar o diálogo que esses pacientes poderiam estabelecer com a outra cultura. Mostra-se como tal diálogo favorece o acontecer de um aspecto chave dessas terapêuticas: a compenetração da própria condição de precariedade como fundamento para a cura. Finalmente, traçam-se discussões que desvelam os possíveis aportes das terapêuticas de tradição indígena amazônica para a clínica psicanalítica contemporânea e para a etnopsicanálise.

Palavras-chave: Etnopsicanálise – Hylética – Precariedade – Terapêuticas indígenas – Winnicott – Drogadependência – Ontologia do outro.

Para entrar em contato com o autor: waltermoure@yahoo.com.br

Comments are closed.