Oliveira, Isabela. Santo Daime: história e vida. Qualificação de Doutorado em História. Unb. 2004. (projeto em andamento)

Resumo

A pesquisa aborda a história da trajetória de vida do fundador da religião Santo Daime, Raimundo Irineu Serra: seu passado no Maranhão, seus contatos iniciais com a bebida Ayahuasca no interior do Acre; a formação sócio-histórica da religião daimista no início do século XX e a constituição do significado da bebida como veículo sacramental cristão no contexto do Santo Daime.

Sobre a autora

Isabela Oliveira é designer gráfica, jornalista e professora do Departamento de Áudio-visuais e Publicidade da Universidade de Brasília (UnB). É Mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da UnB e aluna do programa de Doutorado do Departamento de História da Unb. É membro da Doutrina do Santo Daime desde 1990.

Para entrar em contato com Isabela: isabelalara@gmail.com

2 Comments

  1. good says:

    Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro 1788 — Frankfurt am Main, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista. Sua obra principal é O mundo como vontade e representação, embora o seu livro Parerga e Paraliponema (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Friedrich Nietzsche.

    wikipedia

    Não havia entendimento suficiente com a mãe Joana, ela era mundana e sofisticada, segundo se relata.

    Mestre Irineu merece um exame melhor de sua história

  2. semiárido says:

    Discordo dessa corrente que considera shop como sendo um pessimista. Ele compreendeu as dores do mundo como ninguém e a mãe era meio fútil mesmo. ensinou também como exasperar interlocutores adversários. grande Schop