Repasso noticia publicada no blog do jornalista Altino Machado, em: http://altino.blogspot.com/2005/09/sade-constrange-daimistas.html com o título “SAÚDE CONSTRANGE DAIMISTAS”

“O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Governo da Floresta recusa o sangue de quem é usuário de ayahuasca (vinho das almas, em quíchua) – a bebida preparada com o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas de chacrona (Psychotria viridis), usada ritualmente por populações amazônicas e milhares de adeptos de diversas seitas em todo o Brasil e no exterior, também conhecida como vegeteal, auasca, Daime, iagê, mariri e uasca.

O atendimento do Hemoacre cumpre a orientação de recusar o sangue do doador que declara ser usuário de ayahuasca. A recusa se baseia em procedimento sugerido pela direção do Hemoacre e que foi aprovado pelo ex-secretário de Saúde, Cassiano Marques de Oliveira.

– A ayahuasca é uma bebida alucinógena e fazemos isso para proteger a saúde do receptor do sangue – afirmou a médica Rita do Socorro Uchoa da Silva, diretora do Hemoacre.

O caso será alvo de uma ação judicial com, entre outros argumentos, que a Secretaria de Saúde do Acre não dispõe de base científica para afirmar que o sangue de quem ingere ayahuasca seja prejudicial à saúde do receptor.

A saúde acreana estaria contrariando resolução do Conselho Nacional Antidrogas (CONAD), que liberou o uso religioso da ayahuasca. Nos últimos anos, as suspeitas de que seria alucinógeno fizeram com que a bebida entrasse na lista de substâncias proibidas pela divisão de medicamentos.

Em novembro do ano passado, o CONAD publicou uma resolução sobre o uso religioso e sobre a pesquisa da ayhuasca e constituiu um grupo multidisciplinar de trabalho para levantamento e acompanhamento da ayhuasca, bem como para a pesquisa de sua utilização terapêutica, em caráter experimental.

O CONAD já havia aprovado antes, em reunião de agosto daquele ano, o parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico que, por seu turno, reconhece a legitimidade, juridicamente, do uso religioso da ayahuasca.

O Governo da Floresta não tem conseguido avanços para incluir em sua rede de saúde produtos fitoterápicos, isto é, que são usados no tratamento de doença mediante o uso de plantas. Proposta nesse sentido foi rechaçada recentemente pelo pessoal do setor de saúde.

Quem quiser ler mais a respeito desse tema deve clicar em Boa notícia e Passo certo, notas que estão no arquivo desse blog. A recusa do sangue de quem toma ayahuasca jamais foi telerada por autoridades de governos que não eram da floresta.”

Blog de Altino Machado: http://altino.blogspot.com/

2 Comments

  1. Anonymous says:

    A real enlightening blog. Don’t stop now. Here’s a subject that interests many; how to buy & sell everything, like music on interest free credit; pay whenever you want.

  2. Anonymous says:

    Police seek missing North Idaho man
    Firefighter to Replace Brown As FEMA Chief 45 Bodies Found at New Orleans Hospital Roberts Vows to Be a Humble Chief Justice Utility Error Blamed for L.A. Blackout Bush Denies Racial Component to Response …
    Hey, you have a great blog here! I’m definitely going to bookmark you!

    I have a play tiger poker site. It pretty much covers play tiger poker related stuff.

    Come and check it out if you get time :-)