Encontro histórico de pesquisadores que escreveram sobre a UDV

Da esquerda para a direita: Afrânio Patrocínio Andrade (Porto Velho, AC) e Anthony Henman (Lima, Peru), autores de escritos sobre o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a UDV, se encontram em São Paulo (SP), em janeiro de 2007. Anthony Henman escreveu o primeiro texto acadêmico existente sobre a UDV, em 1986, publicado na cidade México, e Afrânio redigiu a primeira dissertação de mestrado sobre o grupo, em 1995, defendida em São Bernardo do Campo (SP).
Foto: Bia Labate

Referências:

Henman, Anthony. Uso del Ayahuasca en un Contexto Autoritario. El Caso de La União do Vegetal en Brasil. America Indígena, 46 (1): 219-234. 1986

Andrade, Afrânio Patrocínio de. O Fenômeno do chá e a religiosidade cabocla. Mestrado em Ciência das Religiões. Instituto Metodista de Ensino Superior. 1995.

Andrade, Afrânio Patrocínio de. O fenômeno do chá e a religiosidade cabocla: um estudo centrado na União do Vegetal, in: CETAD/UFBa (orgs.). I Encontro de Estudos sobre Rituais Religiosos e Sociais e o Uso de Plantas Psicoativas, Seminário Internacional: O Uso e o Abuso de Drogas (Programa Oficial). Salvador, CETAD/UFBa. 1995. (resumo)

Andrade, Afrânio Patrocínio de. A União do Vegetal no Astral Superior. Comunicações do ISER, 30: 61-65. 1998.

Andrade, Afrânio Patrocínio de. Contribuições e Limites da União do Vegetal para a nova Consciência Religiosa, in: Labate, Beatriz Caiuby; Araújo, Wladimyr Sena (orgs.). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. Campinas, Mercado de Letras. 2004. pp. 589-613.

Para entrar em contato com Afrânio: afraniano@yahoo.com.br

Para entrar em contato com Anthony: antonil70@hotmail.com

Previous
Previous

Reportagem da Revista Superinteressante sobre o Céu do Mapiá

Next
Next

Vídeos sobre o Kambô