Manifestação da ABEP sobre Projeto Baladaboa

A B E P - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DEENSINO DE PSICOLOGIA
SRTVN Q. 702 – Ed. Brasília Rádio Center, 4º andar – Conj. 4038-A – CEP: 70719-900 –Brasília – DF – Brasil
Tel: (61) 3328-4433 / fone/Fax: (61) 3328.3163
Site: http://www.abepsi.org.br
e-mail: abep@abepsi.org.br
Carta n. º 010-07/ABEP.

Brasília, 22 de junho de 2007.

Ilmo. Sr.Carlos Vogt
Presidente
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

Senhor Presidente,

A Associação Brasileira de Ensino da Psicologia – ABEP, entidade que tem a seu cargo o acompanhamento da formação dos psicólogos brasileiros tem apontado como orientação uma formação dirigida para as reais necessidades da população brasileira, bem como profissionais preparados para atender de forma efetiva as necessidades das políticas públicas brasileiras em especial nas áreas sociais, de educação e saúde.

A política de redução de danos que vem sendo desenvolvida corajosamente por entidades não governamentais, programas universitários e apoiadas pelo Programa Nacional de DST/Aids e pelos programas estaduais, com estratégia de contenção da epidemia de Aids no Brasil é um dos pilares importantes e que certamente contribuíram para a constatação da qualidade e reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de combate à epidemia.

O debate sobre o uso e abuso de álcool e drogas no Brasil precisa ser feito de forma corajosa e democrática. Atitudes ambivalentes contribuem muito mais para que forças conservadoras e interesses econômicos atrasem, e inviabilizem projetos ainda frágeis, porque novos, em suas ações.

Nesta direção, a ABEP A Associação Brasileira de Ensino da Psicologia – ABEP vem a público manifestar a sua preocupação com os acontecimentos que provocaram a suspensão da distribuição, durante a Parada do Orgulho GLBT, de panfletos relativos a orientação de redução de danos para usuários de drogas e a suspensão pela FAPESP do financiamento do projeto BALADABOA que tem como orientação a mesma preocupação. A ABEP, ao mesmo tempo em que repudia medidas autoritárias de interrupção de projetos dentro da política de redução de danos, conclama as entidades envolvidas a retomar o dialogo necessário para a manutenção do programa de redução de danos, bem como dos projetos com ele envolvidos.

Atenciosamente,

MARCOS RIBEIRO FERREIRA
Presidente - ABEP"

Previous
Previous

Video do debate sobre legalização no Programa Altas Horas

Next
Next

Manifestação do Conselho do Departamento de Psciologia Experimental da USP sobre Projeto Baladaboa