Notícias sobre a palestra de Benny Shanon promovida pelo Alto das Estrelas em 18/04
A palestra do psicólogo cognitivista israelense Benny Shanon, realizada no Espaço Sollua, 18/04, em São Paulo, reuniu 91 pessoas. Compareceram membros de grupos religiosos ligados a ayahuasca (UDV, Luz do Vegetal, Via Sólis, Beija Flor de Luz, Céu da Lua Cheia etc), psicólogos e psiconautas, entre outros. Destaco a presença de Glacus Brito, médico sanitarista, membro do Departamento de Estudos Médico Científico da UDV (DEMEC) e importante pesquisador da ayahuasca e do artista ayahuasqueiro Céu D´Ellia, cuja gravura ilustrou com beleza a capa ao livro de Benny Shanon, "The Antipodes of the Mind". Vale a pena conhecer seu trabalho.
O encontro instigou os participantes a pensar nas origens das visões da ayahuasca: seriam elas produto de uma 'outra realidade' -- paralela, futura ou passada --, 'mística' ou 'espiritual' como querem os grupos ayahuasqueiros; ou produto da própria mente humana, do nosso inexplorado poder criativo e inventivo? Benny Shanon advoga pela segunda hipótese.
Em breve o Alto das Estrelas tentará divulgar a palestra na íntegra.
Aproveito a oportunidade para agradecer a Roberto Goulart e a Marco Santiago, da charmosa Base 11, Design Gráfico e Digital, pela elaboração gratuita do logotipo e cartão de visitas do Alto das Estrelas, e à genorisade de Elzinha Piacentini, uma das pioneiras a trazer o vegetal para São Paulo (ver: http://alto-das-estrelas.blogspot.com/2005/09/hoasca-e-o-auto-conhecimento-uma.html)