Congresso da UNE discute Drogas


Ocorreu hoje uma mesa redonda sobre drogas no 50 Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que está acontecendo na Universidade Nacional de Brasília (UNB), em Brasília (DF), de 04 a 08 de junho de 2007.

O congresso celebra 70 anos de existência da UNE e, segundo anunciado durante o evento,
trata-se da primeira vez que o movimento estudantil incluiu o tema das drogas na sua pauta de discussões.

Eis a composição da mesa:

Drogas: o debate atual no Brasil

Maurício Fiore - NEIP/ Unicamp/ Cebrap
mauriciofiore@yahoo.com.br

Sérgio Vidal - GIESP/ UFBa/ NEIP
sergiociso@yahoo.com.br

Bia Labate
- NEIP/ Alto das Estrelas / Unicamp
bia_labate@yahoo.com.br
(substitiundo o palestrante originalmente indicado, Pedro Bodê de Moraes, da UFPR)

Vinícius de Oliveira Ribeiro da Silva - Delegado de Polícia / Secretário Geral do Sindicato dos Delegados do RJ - representante do Deputado Estadual Marcelo Freixo, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
vinigeorge@uol.com.br

Mediador - Bruno Vanhoni - UNE
brunovanhoni@hotmail.com


Sérgio Vidal apresentou uma detalhada história do movimento estudantil e dos movimentos antiproibicionistas no país. Maurício Fiore abordou o tripé "criminalização- medicalização-moralização" presente no tratamento geralmente conferido a questão das "drogas". Bia Labate desconstruiu algumas das principais categorias fundantes do debate público e do imaginário social sobre as "drogas". Vinícius da Silva traçou a história do surgimento da instituição policial no Brasil e relacionou-a com a abordagem autoritária e problemática do tema pela polícia e judiciário hoje.

A sala estava lotada de estudantes, alguns uniformizados com camisetas de suas correntes políticas. No final, o público presente fez longas intervenções, algumas polarizando confrontos ideológicos existentes entre correntes políticas diversas que disputam espaço no movimento estudantil. O debate foi interrompido por vezes por gritos de guerra coletivos entusiasmados como "um beck [cigarro de maconha] gigante, na boca do estudante!" ou outros similiares. Parece, contudo, não existir um consenso interno da UNE a respeito do apoio a legalização do consumo da Cannabis.

Foram coletadas propostas de encaminhamento de moções e discutida a necessidade da UNE incluir o debate sobre o tema das drogas na sua agenda política daqui para frente. Foi apontada a existência de uma vaga para um representante da UNE no CONAD, a qual permanece desocupada por falta de mobilização dos estudantes. O nome de Sérgio Vidal foi sugerido como um eventual candidato a preenchê-la.

Maurício Fiore e Sérgio Vidal - Brasília, 06/ junho de 2007.
Previous
Previous

Fabio Mesquita envia mensagem comemorando decisão da Fapesp de manter apoio ao Projeto Baladaboa

Next
Next

New article about Ayahuasca and Mental Health published