Fabio Mesquita envia mensagem comemorando decisão da Fapesp de manter apoio ao Projeto Baladaboa

Veja um histórico anterior sobre o caso aqui.

Mensagem enviada pelo médico Fábio Mesquita dia 8 de junho de 2007:

"Gente, nesta semana a FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), a maior agência de fomento à pesquisa do Brasil, voltou atrás de sua decisão exdrúxula de suspender o protocolo de pesquisa Baladaboa da pesquisadora Stella Pereira de Almeida, da Psicologia da Universidade de São Paulo. A decisão da agência cientifíca havia sido tomada por influência da imprensa leiga, o que é inédito e inaceitável em ciência. O preconceito contra a política de redução de danos falou mais alto do que os critérios adotados pela comunidade científica para apoiar o conhecimento humano, numa atitude que manchou o histórico inovador da agência de fomento paulista.

Uma reação organizada envolvendo um abaixo assinado de quase 1000 assinaturas da comunidade científica, ativistas, médicos, psicólogos, parlamentares e outros foi um dos instrumentos de contra pressão à favor do Baladaboa. Dois programas de televisão na TV Gazeta e na MTV também foram fundamentais. Matérias e editoriais da Folha de São Paulo (que rapidamente em seu corpo editorial perceberam a besteira anterior de criticar o folheto da Parada Gay e o Baladaboa) também foram importantes. A Ação Parlamentar da Vereadora Soninha em São Paulo e do Deputado Federal Paulo Teixeira de São Paulo (os dois do PT) também foram super importantes à favor do Baladaboa. A mobilização de entidades como a REDUC, o IBCCRIN e a ABORDA também se somaram a todo este movimento. Enfim uma tremenda mobilização de todos nós mostrou como diria Chico Buarque nos Saltimbancos que "todos juntos somos fortes, não há nada à temer".

Vitória do Movimento de Redução de Danos contra os abscurantistas e reacionários que ficará para a história do movimento por uma política de drogas humanitária e pragmática para o Brasil!

Parabéns à todos nós que ajudamos esta página de nossa história!

Parabens a todos nós! Pela perseverança, pela vitória!

Dr. Fabio Mesquita'"

Previous
Previous

Carta do Presidente da ABRAMD enviada à SPBC e FAPESP

Next
Next

Congresso da UNE discute Drogas