Carta do Presidente da ABRAMD enviada à SPBC e FAPESP

Conheça um histórico anterior do caso aqui.

Mensagem enviada por Dartiu hoje:

"São Paulo, 30 de Junho de 2007.

Prof. Dr. Ennio Candotti
Diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Senhor Diretor,

Gostaria de manifestar meu apoio às pesquisadoras Maria Teresa de Araújo Silva e Stella Pereira de Almeida da Universidade de São Paulo, que vêm sendo injustamente penalizadas pelos meios de comunicação em decorrência do conteúdo de seu projeto de redução de danos relacionados ao uso de drogas.

São profissionais sérias e competentes, sobre as quais nenhum questionamento ético
seria cabível, que compõe respeitado grupo de pesquisa, digno de reconhecimento em trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

É essencial que a abordagem de tema de tal relevância seja feita por profissionais despidos de preconceitos e com visão realista da importância do problema. Projetos de redução de danos são fundamentais para conscientizar populações vulneráveis e merecem o apoio da comunidade
científica desde que submetidos e aprovados pelas agências reguladoras do país.

Surpreendeu-me o fato de que uma fundação da importância da FAPESP possa ter sido influenciada pela mídia, a despeito dos pareceres técnico-científicos de seus assessores. É possível entender que este questionamento por parte desta fundação possa estar refletindo idéias de colegas pesquisadores "midiáticos" que tradicionalmente vêm se colocando apenas ideologicamente frente a tais questões, sem nenhuma preocupação autêntica com ciência e, menos ainda, com o cuidado dispensado aos usuários de substâncias e dependentes químicos.

Cabe nos posicionarmos enquanto cientistas e pesquisadores, para que possamos abordar qualquer tema científico, mesmo os mais polêmicos tais como uso de substâncias psicoativas e utilização de células-tronco, dentro dos paradigmas da ciência sem que nos tornemos reféns da opinião pública e dos meios de comunicação, visto que estes freqüentemente podem estar a
serviço de interesses menos nobres, podendo estar sendo manipulados por profissionais que tradicionalmente vêm exibindo atitudes eticamente questionáveis.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Dartiu Xavier da Silveira, MD, PhD

Professor-Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo
Coordenador do PROAD - Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes /EPM-UNIFESP
Presidente da ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas

Rua Flórida 320
045465001 Sao Paulo -SP
Tel.:(11) 5579.1975
www.proad.unifesp.br"

Previous
Previous

O Centro de Cultura Cósmica

Next
Next

Fabio Mesquita envia mensagem comemorando decisão da Fapesp de manter apoio ao Projeto Baladaboa